Reflorestação

A Reflorestação é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram destruídas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento. A reflorestação pode ser usada para a manutenção de matas ciliares, reconstruir habitats naturais e ecossistemas, melhorar a qualidade de vida humana, através da absorção da poluição e da poeira do ar, abrandar o aquecimento global por meio do sequestro de carbono da atmosfera e para a extração vegetal, em especial de madeira.

Pode ser também uma forma de manejo sustentável procurando evitar a extinção de espécies e melhorar ou manter a qualidade de vida de uma região.

A reflorestação do planeta é a solução mais eficaz para combater as alterações climáticas, tendo o potencial de capturar dois terços das emissões de dióxido de carbono produzidas pela humanidade.

É fundamental proteger as atuais florestas e continuar no caminho de eliminar os combustíveis fósseis, porque são necessárias décadas até que as novas florestas cresçam. Há potencial para aumentar em um terço as florestas do mundo inteiro, sem afetar as atuais cidades ou as terras agrícolas. Seria o mesmo que reflorestar uma área equivalente a mais de 100 vezes o tamanho de Portugal. Uma vez desenvolvidas, essas florestas poderiam armazenar 205 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono, cerca de dois terços dos 300 mil milhões de toneladas de carbono extra que existem na atmosfera devido à atividade humana desde a revolução industrial.